25 jul 2016

Atenção! Vídeos falsos no Facebook estão infectando computadores no Brasil

Mais um golpe realizado através do Facebook vem dando dor de cabeça para quem usa essa rede social. Dessa vez, vídeos falsos com títulos sensacionalistas e imagens chamativas estão sendo disseminados entre os perfis, roubando dados sobre os usuários de maneira que suas contas podem ser acessadas remotamente sem a necessidade da senha.

O golpe foi identificado por pesquisadores da ESET. Vídeos com nomes como “Mistério resolvido! Criança desaparecida no Mato Grosso é encontrada dentro de cobra” e “Caso goleiro Bruno: após seis anos polícia encontra vídeo de espancamento de Eliza Samudio” chamam atenção dos usuários que, ao clicarem no link disponibilizado, são infectados.

Isso faz com que o seu perfil automaticamente replique aquela postagem, para que seus amigos e contatos próximos no Facebook também caiam no truque. Quando isso acontece, os criminosos obtêm acesso total à conta da vítima e podem aplicar outros golpes se passando pela pessoa.

A escolha do Facebook tem por objetivo atingir o maior número possível de vítimas

“A escolha do Facebook tem por objetivo atingir o maior número possível de vítimas. E as pessoas precisam ficar bastante atentas a esse tipo de ataque, que tende a ser cada vez mais comum nas redes sociais mais populares”, afirma Camillo Di Jorge, presidente da ESET.

Como se proteger?

Para evitar cair em golpes desse jeito, é necessário tomar muito cuidado ao acessar links no Facebook. Primeiramente, é recomendável analisar bem os vídeos que aparecem na sua linha do tempo antes de acessá-los, verificando se a pessoa que o compartilhou costuma fazer esse tipo de publicação. Na dúvida, vale chamar seu amigo via mensagem privada para saber se ele realmente compartilhou aquilo propositalmente e se o link é seguro.

Devemos sempre acessar o Facebook de computadores e outros dispositivos seguros, que não estejam infectados por algum vírus ou coisa parecida

Vale lembrar também que devemos sempre acessar o Facebook de computadores e outros dispositivos seguros, que não estejam infectados por algum vírus ou coisa parecida. Assim, você evita disseminar esse tipo de golpe e impede que você e seus amigos sejam invadidos por cibercriminosos e tenham suas contas tomadas.

FONTE(S)

Share this
21 jul 2016

Uau! Facebook faz 1º voo com drone que deve levar internet a todo o mundo

há algum tempo, um time dedicado do Facebook vem trabalhando com bastante afinco para superar as barreiras – físicas e burocráticas – da distribuição da internet pelo mundo. O modo escolhido por Zuckerberg e sua equipe para tentar levar a web a um público que, hoje, está offline, foi apostar em equipamentos voadores alimentados por energia solar. Assim, depois de meses de testes com modelos menores, a empresa finalmente realizou o primeiro voo de seu drone Aquila – que superou boa parte das expectativas iniciais.

A ideia é que o VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) ajude na tarefa de conectar 1,6 bilhão de pessoas por todo o globo e que faça esse trabalho de forma autônoma e com baixo custo energético. Claro que, para cumprir esses requisitos, o brinquedinho tem um tamanho de respeito e lembra muito pouco os drones tradicionais. Com uma estrutura feita em fibra de carbono, o veículo é leve e resistente, mas, ao mesmo tempo, apresenta uma envergadura superior à de um Boeing 737 – passando facilmente dos 40 metros.

Olha só o tamanho do brinquedinho!

 Com esse conjunto, o objetivo da empresa é que cada Aquila cubra uma área de quase 100 quilômetros de extensão em solo enquanto eles realizam voos que podem durar até 90 dias – tudo isso gastando uma quantidade bem reduzida de energia. Como não poderia deixar de ser, o Facebook registrou todos os momentos do experimento em vídeo e compartilhou a compilação de “antes, durante e depois” na própria rede social, dando um gostinho do que o projeto significa para a companhia.

Planando para o futuro

Embora o veículo “só” tenha voado a 40 km/h e a uma altitude de 2 mil pés – bem abaixo dos 128 km/h e 60 mil a 90 mil pés previstos para a fase final da empreitada –, a duração da viagem surpreendeu todos os envolvidos. O plano era que o trajeto aéreo se alongasse por 30 minutos antes que o equipamento voltasse à terra firme, mas o desempenho do equipamento foi tão bom que resolveram mantê-lo nos céus por 1h30.

Esse tempo adicional perambulando pela região de testes, no estado do Arizona, permitiu ao drone coletar ainda mais dados sobre a iniciativa e até a respeito do próprio funcionamento do modelo. Isso significa que a equipe pôde avaliar melhor – entre outros itens – elementos como piloto automático, motores, baterias, rádio, mostradores, aerodinâmica, viabilidade estrutural e performance do time de solo.

Difícil não ver a beleza dessas cenas, não é?

O próprio Zuckerberg fez questão de acompanhar esse voo de estreia presencialmente, reforçando sua convicção sobre a importância da internet na vida das pessoas – afetando diretamente campos como educação e saúde. Além da proposta mundial de inclusão digital, o plano do fundador do Facebook também deve permitir que ainda mais internautas usem os serviços atuais e futuros da companhia – da rede social até as iniciativas de inteligência artificial e realidade virtual.

Por hora, não se sabe exatamente quando o projeto vai ser implementando oficialmente em escala global, já que isso ainda vai exigir etapas mais complexas de desenvolvimento que vão de acordos com o governo de diversos países, mudanças nas regras de uso do espaço aéreo e até novas discussões sobre privacidade. Mesmo assim, não deixa de ser interessante imaginar que, em um futuro próximo, o mundo possa estar realmente e completamente conectado.

FONTE(S)

Share this

© 2014 JDWEB Soluções Tecnológicas. All rights reserved.

Click Me