29 jan

30 anos de Windows: veja a evolução visual do sistema operacional

Em 20 de novembro de 1985, a ainda minúscula Microsoft apresentava ao mundo o Windows 1.0, um sistema operacional que sucedia o MS-DOS. Nem mesmo os mais ambiciosos funcionários da empresa deviam imaginar a proporção que o produto tomou, já que ele se transformou em um dos serviços mais utilizados do mundo na área de computação.

Para celebrar os 30 anos da plataforma, o The Verge fez uma galeria visual com a evolução gráfica do Windows, mostrando quais eram as preocupações e principais inovações de cada versão. Pelas ilustrações, acompanhamos não só as mudanças da Microsoft, mas também em toda a indústria.

É curioso notar que, antes do “jurássico” Windows 1.0, tudo era feito a partir de comandos de texto. Será que você conseguiria viver assim hoje em dia?

Windows 1.0 (1985)

Entre tantas outras novidades, essa versão apresentou uma interface gráfica para o usuário. Além disso, havia suporte ao mouse e apps importantes que viraram tradicionais de qualquer computador.

Windows 2.0 (1987)

Não são tantas as mudanças, já que o hardware pouco evoluiu. Porém, apps como Word e Excel ganharam suas primeiras edições.

Windows 3.0 (1990)

A partir daqui, as versões passam a ser a primeira edição de muita gente. Esse Windows já tinha uma interface bem menos “quadrada” e técnica, com um visual mais limpo para acessar pastas e programas. Na versão 3.1, que chegou em seguida, estreava o frustrante e divertido jogo “Campo minado”.

Windows NT 3.5 (1994)

A Microsoft desde cedo começava a se voltar não só para o consumidor doméstico, mas para empresas. Funções de segurança e compartilhamento de arquivos, essenciais para corporações, viraram possibilidades. Note também a maior diferenciação de cores e a evolução no desenho dos ícones.

Windows 95 (1995)

Esse clássico foi uma das atualizações mais importantes de todas. A arquitetura passou a ser 32 bits, certos padrões visuais que duraram anos foram adotados aí e o Menu Iniciar foi implementado. Em uma atualização posterior, nasceu também o Internet Explorer.

Windows 98

Adotando a estratégia do “em time que está ganhando não se mexe”, a Microsoft focou bastante em suporte e desempenho para essa versão. Várias novidades também focaram no acesso à internet e em programas de rede como Active Desktop, Outlook Express, Frontpage Express e Microsoft Chat.

Windows ME – Millenium Edition (2000)

Esse Windows foi um dos grandes fracassos da companhia. O visual era pouco desenvolvido e o sistema tinha bugs e instabilidades. Surgiram programas como o Movie Maker, enquanto o Windows Media Player ganhou uma nova versão.

Windows 2000 (2000)

Cuidado para não se confundir. Esse Windows era voltado para servidores e clientes de corporações. Baseado no Windows NT, ele contava com novas funções de segurança de arquivos, cache em DLL e outras novidades mais técnicas.

Windows XP (2001)

Passou só um ano, mas parece que foram vários. O Windows Xp tinha um design mais curvo e menos achatado, apostando mais em cores vivas e serviços intuitivos. Ele combinou funções tanto caseiras quanto para negócios, justamente para se popularizar entre ambos os segmentos.

Windows Vista (2007)

O Vista foi importante em vários sentidos: ele apresentou a interface gráfica Aero e novas ferramentas de segurança. Porém, ele foi mal recebido pelo consumidor e só rodava realmente bem em máquinas mais novas e potentes. O controle de contas surgiu trazendo personalizações, mas o seu uso e configuração foram criticados.

Windows 7 (2009)

O Windows 7 tirou a imagem ruim do Vista e virou uma das versões mais populares entre todas. A interface de usuário aproveitou o sistema de contas e aprimorou os gráficos em geral.

Windows 8 (2012)

A inteface Metro mudou radicalmente o visual do sistema operacional e teve recepção mista, especialmente pelos mais tradicionais que não o usariam em um tablet. O Menu Iniciar virou a Tela Iniciar com os ícones se transformando em “tiles”. A loja de aplicativos e novos serviços oficiais da Microsoft davam padrão ao um visual da empresa.

Windows 10 (2015)

O Menu Iniciar voltou, combinado com as tiles da versão anterior. O Internet Explorer virou o Microsoft Edge, a Cortana está acoplada no sistema e há bastante integração com o Xbox One. Há ainda a possibilidade de usar múltiplos desktops. A experiência é bem dividida entre tablets e PCs.

Qual foi a sua primeira versão do Windows? Comente no Facebook da JdWeb.

IMAGEN(S)

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Share this

Leave a reply

© 2014 JdWeb Hospedagem. All rights reserved.

Click Me
WordPress and WHMCS integration by i-Plugins